A Mala da Maternidade - Qual o 'timing' certo para estar pronta? – I AM MOM

A Mala da Maternidade - Qual o 'timing' certo para estar pronta?


Orientar a chegada do bebé é muito entusiasmante e motivador.

A mala que se leva para a maternidade é muita das vezes descurada e feita de uma forma complexa, pouco prática e na reta final da gravidez!

Saber o que levar na mala da maternidade é muito importante, para que não leve coisas a mais, nem a menos. Este costuma ser um momento sensível para as futuras mamãs. Existem dúvidas comuns e é normal pedir ajuda.

Importa ser prática, descomplicar e comprar aquilo que faz sentido para os dias que passará na maternidade. Ninguém sabe ao certo como será o pós-parto até o viver.

Não leve a casa às costas, seja prática e reúna o essencial! Não vai viajar, vai receber o seu bebé, com tudo o que é indispensável!

Não há um timing certo para a mala estar pronta mas uma coisa é certa, por volta das 32-35 semanas convém ter tudo minimamente organizado para a estadia, não vá haver alguma surpresa. Preparar a mala com antecedência permite que tudo seja feito com calma e que não se esqueçam de nada.

Uma boa dica: Faça uma lista e descomplique!

Avise o seu companheiro onde é que estão as coisas, caso não façam em conjunto as malas. Uma ida inesperada para a maternidade é, por si só, um momento de grande ansiedade. Se ainda estiver preocupada em orientar alguém para reunir as coisas em casa, vai ser bem mais difícil.

Neste tema as opiniões dividem-se: há quem opte por levar uma só mala para a mãe e o bebé; outros preferem colocar os artigos da mãe numa mala e os do bebé noutra. Fica ao critério de cada casal.

No entanto, em ambos os casos deve levar separado: Um saco/mala para levar para o bloco de partos, onde conste a primeira roupa do bebé, 1 fralda, 1 manta e 1 fralda de pano.

Não se preocupe pois não será necessário nada específico para o trabalho de parto. Será fornecido no hospital uma camisa e uma cueca descartável (o outfit ideal para o momento que se segue).

Após o nascimento, deve ter uma camisa/pijama e cueca, para sair do bloco de partos para o quarto. No caso de cesariana, só depois no quarto quando fizer o primeiro levante é que se irá vestir.

 

Texto escrito por Rita Cruz, Enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, pelo que, é estritamente proibido o uso, em todo ou em parte do conteúdo deste documento sem autorização prévia da autora, seja para fins comerciais ou pessoais.

Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos